SENSIBILIZAR, AMAR!
Clique no link para baixar o fotolivro
O Projeto Nova Transforma, que tem lutado pela proteção, garantia dos direitos e pelo combate a violência de gênero, prestando assistência a sobreviventes do abuso eexploração sexual, idealizou a exposição "Sensibilizar eAmar - Contra a Cultura do Estupro!"
Usar a arte como um manifesto de combate ao estupro foi a proposta do fotolivro, com poemas, pinturas e fotos, na qual vítimas de estupro expuseram suas dores e expressam pedidos de socorro.
Em maio de 2016, um crime grave choca o país. Na cidadedo Rio de Janeiro, uma menina de 16 anos sobrevive a um estupro coletivo. A repercussão é grande, com o fato da crueldade dos autores da violência filmarem as partes íntimas da vítima e fazerem sátiras acerca da menina – que, segundo as investigações, foi violentada por 33 homens armados.
Polêmicas foram alimentadas por conta de a moça apresentar traços de uma vida promíscua, visual provocante, uso de entorpecentes e, sobretudo, por não ter sido a autora da denúncia. Pré-julgamentos a respeito da situação multiplicaram-se, como se o crime não fosse de responsabilidade dos acusados.
Diante de todos os relatos e autorização do público presente naquele debate, alguns artistas dispuseram seus talentos para expor de uma maneira impactante e reflexivaum pouco da verdade dos sobreviventes de estupro, mantendo suas identidades protegidas.
Comentários
Postar um comentário